Entenda o fenômeno do alvorecer – glicemia alta em jejum

A diabetes tipo 2 é uma doença crônica não transmissível, está diretamente relacionada com o estilo de vida e o hábito alimentar. Ela acontece quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar adequadamente a insulina que produz, chamado de resistência à insulina e isso faz com que os níveis de açúcar no sangue fiquem elevados. O açúcar em altas quantidades no sangue pode levar a complicações de saúde graves, como doenças cardíacas, derrames, danos nos rins, problemas de visão e neuropatia.

Ou desconfortos no dia a dia como, cansaço, dor de cabeça, mulheres podem ter candidíase de repetição, boca seca, sonolência, desânimo, desconforto intestinais entre outros.

A diabetes tipo 2 é uma doença de desordem metabólica, significa que está relacionado aos hormônios do corpo, devido a essa relação, a diabetes pode apresentar sintomas que dependem também da forma como o nosso corpo produz e libera hormônios. 

Como no caso do fenômeno do alvorecer, que acontece nas primeiras horas do dia, período no qual nosso corpo realiza uma grande liberação de hormônios para nos despertar.

Todas as manhãs, nosso corpo produz e libera hormônios que nos fazem acordar, essa função acontece em todos os seres humanos, caso contrário não seria possível levantar da cama.

A reação fisiológica para o corpo despertar funciona da seguinte forma: os hormônios adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento) sinalizam o fígado para liberar a glicose armazenada para nos dar energia e começar o dia. No entanto, esses hormônios impedem que o corpo fique sensível à ação da insulina, e com isso a glicemia fica elevada.

O início da elevação dos hormônios inicia às 4 horas e fica elevado até aproximadamente às 8 horas da manhã e essa reação natural do corpo para despertar é conhecida como fenômeno do alvorecer.

Em pessoas sem problemas com o controle glicêmico, o corpo naturalmente-equilibra os níveis de açúcar, já nos diabéticos tipo 2 pode levar a um aumento significativo da glicemia causando hiperglicemia em jejum, uma vez que não há insulina suficiente para controlar rapidamente os níveis de açúcar na corrente sanguínea. 

E de que forma-a-alimentação pode auxiliar a glicemia de jejum não ficar nas alturas, uma vez que fisiologicamente é necessário essa injeção de energia para acordar.

A recomendação com relação a ingestão de carboidrato deve ser controlada e não excluída durante o dia, por isso é interessante ter o acompanhamento nutricional para ter orientação exatamente do que comer e o quanto de carboidrato ingerir em cada refeição durante o dia. E a prática de-exercício regular também é muito importante. 

ReferênciaThe dawn phenomenon and the Somogyi effect – two phenomena of morning hyperglycaemia – Endokrynol Pol. 2011;62(3):276-84.

Rolar para cima