Diabético tipo 2 pode comer o açúcar das frutas?

Essa é uma dúvida muito frequente entre os diabéticos, porque o nome do açúcar da fruta – frutose é sugestivo de levar  a pessoa a fazer a exclusão deste grupo de alimentos para ter o controle da glicemia.

Com essa redução do consumo de frutas ou a exclusão, a mulher diabética tipo 2 começa a ter problemas intestinais e o mais comum é a constipação, causando dor e desconforto abdominal e até aumento do peso. 

Mas, voltando ao assunto do açúcar da fruta.

A pessoa com diabetes tipo 2 deve comer frutas, só precisa ter alguns cuidados ao comer, esses cuidados vou detalhar melhor ao longo deste conteúdo.

As frutas são fundamentais para se ter saúde, elas são ricas em vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Nutrientes fundamentais para o nutricionista trabalhar, uma vez que nós nutricionista trabalhamos com o bem estar do corpo através dos alimentos para fazer a homeostase metabólica, além das frutas serem ricas em fibras. 

As fibras das frutas, aumenta a sensação de saciedade, melhora o trânsito intestinal, fortalece o sistema imunológico e contribui para a regulação da glicemia (açúcar no sangue).

Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo de fruta como parte fundamental de uma alimentação saudável e equilibrada mesmo sendo portador de diabetes tipo 2.

Geralmente uma unidade de fruta contém entre 12 a 18gr de carboidratos por porção, e com a presença das fibras esse açúcar é absorvido lentamente. É claro, estou me referindo a fruta in natura, fresca, a fruta desidratada tem uma concentração maior de açúcar por porção e não deve ser consumido com a intenção de substituir uma fruta fresca.

A fruta deve entrar dentro de uma alimentação balanceada na questão da quantidade de carboidratos, o que isso quer dizer. Para colocar uma unidade de fruta de sobremesa depois do almoço, jantar ou lanche da manhã ou da tarde, é necessário reduzir a quantidade e não excluir pão, arroz, massa, batata, durante o dia.

Lembrando: O suco de fruta natural não deve substituir a fruta, quando toma o suco, a parte das fibras são descartados, é ingerido somente o suco, e o que faz com que o açúcar seja absorvido lentamente são as fibras das frutas, então, comer a fruta e não beber o suco da fruta, porque tem efeito diferente dentro do corpo.

Você pode se perguntar, mas para baixar o açúcar da corrente sanguínea e ter o controle glicêmico não precisa excluir o carboidrato? 

Hoje essa prática não é mais recomendada, porque a alimentação deve fazer parte do tratamento do controle glicêmico e quando se faz uma prática muito radical é difícil de manter essa alimentação para toda a vida, e desta forma o diabético cansado de tanta restrição acaba voltando com os hábitos alimentar antigo não controlando a glicemia.

Exemplo de frutas que tem cerca de 12gr a 15 gr de carboidratos por porção. Até 15 gramas de açúcar por porção do alimento de carboidrato é seguro para o diabético tipo 2 ter a glicemia controlada.

1 maçã pequena

1 pera média

1 laranja média

1 pêssego médio

1 nectarina

2 tangerinas

8 morangos

1 banana pequena com a casca um pouco verde

2 ameixas

2 kiwis

10 unidades de cerejas

3/4 de xícara de frutas vermelhas (amora, mirtilo, framboesa)

1 fatia de melão, melancia ou abacaxi pequena

2 fatias de melão

2 fatias de manga pequena

Para finalizar, é importante comer frutas dentro de uma quantidade segura e comer carboidrato durante o dia de forma segura, que significa quantidade, a quantidade da porção do alimento é tão importante quanto a qualidade do alimento. Sempre variar as frutas para ter o rodízio dos nutrientes. Coma a fruta ao longo do dia dentro de uma alimentação equilibrada com a quantidade de carboidratos. E acima de tudo, desfrute de sua refeição!

Se você quer controlar a glicemia comendo carboidrato com segurança, terei muito prazer em tê-la comigo! 

Faça parte do acompanhamento nutricional híbrido para mulheres diabéticas tipo 2 e pré -diabéticas.

Rolar para cima