O que o diabético pode e não pode comer

Uma alimentação para controlar a glicemia deve ser feita em cima das qualidades e quantidades dos alimentos, inclusive carboidrato, e não feita uma alimentação com restrições.

O diabetes tipo 2 é uma doença metabólica, que eleva os níveis de açúcar no sangue causado pela má absorção de insulina ou pela pouca produção dela.

A insulina é o hormônio responsável por regular a glicose no sangue e garantir que não falte energia para o corpo.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de adultos diabéticos entre (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. E infelizmente a estimativa do aumento da doença em 2030 chega a 21,5 milhões de diabéticos. 

Para melhorar a qualidade de vida e a alimentação das pessoas com diabetes tipo 2, é necessário um acompanhamento nutricional adequado, pois, muitos diabéticos por não saber o que comer e o quanto comer acabam excluindo grupos inteiros da sua alimentação causando prejuízos em outros órgãos como o intestino, no funcionamento metabólico, podendo levar o diabético a desnutrição. 

E a Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de aproximadamente 400g/dia de frutas e vegetais mesmo para pessoas diabéticas para garantir a ingestão diária de vitaminas, minerais, e fibras alimentares. No entanto, na prática as  pessoas com diabetes evitam a ingestão de frutas por medo de aumentar a glicose.

Devido a essa dificuldade que os diabéticos têm com relação ao que pode, e ao que não pode comer, a Sociedade Brasileira de Diabetes junto com a Organização Mundial da Saúde recomenda que a, alimentação do diabético tipo 2 seja semelhante à alimentação de pessoas saudáveis prestando a, atenção na quantidade das porções a serem consumidas. E reforçando que não existe grupo alimentar proibido.

Quer saber mais sobre alimentação para diabético tipo 2?

Se você gostou de saber que controlar a glicemia comendo carboidrato é possível e que essa escolha de alimentação é baseada em cima de grandes referências institucionais, que jamais colocariam em risco a saúde da população diabética. Te convido a olhar e entender melhor como funciona o meu acompanhamento nutricional híbrido em grupo para mulheres diabéticas tipo 2 e pré diabéticas online.

Será um prazer te-la comigo!

Referências

Sociedade Brasileira de Diabetes.  https://diabetes.org.br/consumo-de-frutas-e-diabetes/

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br

Rolar para cima