3 hábitos fundamentais que fazem a diferença no controle glicêmico!

Manter a glicemia dentro dos valores bons para não evoluir para as complicações do diabetes e não sentir os efeitos colaterais desagradáveis da doença no dia a dia é uma tarefa não muito fácil e que exige constante monitoramento e dedicação.

A diabetes tipo 2 é uma doença adquirida pela hereditariedade e estilo de vida, se você tem algum familiar avô, avó, pai ou mãe  com diabetes tipo 2 a chance de você desenvolver a doença existe, o que faz com que a hereditariedade não se realize é o estilo de vida, e o que isso quer dizer?

O estilo de vida é a forma como você se relaciona com a comida e se é sedentário ou não. Por exemplo de relacionamento com a comida:

Alimenta-se quando está ansioso, nervoso, ocioso, feliz, triste, frustrado, precisa comer nestes momentos para acalmar mesmo sem fome (o estômago não está roncando), associado ao sedentarismo a doença se instala com mais facilidade devido a hereditariedade. 

O que faz com que aconteça o contrário, ter a hereditariedade mas não desenvolver o diabetes tipo 2 é ter comer somente quando está com o estômago roncando de fome e faz algum tipo de exercício físico.

Mas, uma vez que você já desenvolveu a doença é necessário aderir a esses 3 hábitos para iniciar o controle glicêmico e ter uma vida saudável sendo portador de diabetes tipo 2, são eles:

1 – Aumente o consumo de fibras

Os alimentos ricos em fibras são fundamentais para absorver a glicose dos alimentos lentamente e melhorar o funcionamento do intestino, uma vez que o intestino funcionando bem faz parte do controle glicêmico. Alimentos fontes de fibras são encontrados em: hortaliças, leguminosas, cereais, farelos e frutas. 

2 – Beba água

A diabetes tipo 2 aumenta a vontade de urinar, e junto com a urina é eliminado açúcar, por isso é importante ter uma boa ingestão de água para repor o líquido que é excretado e não causar complicações nos rins e não levar a desidratação, um dos sintomas da desidratação é dor de cabeça. Uma reclamação comum de quem tem a diabetes descontrolada.

Para não esquecer de beber água, deixe uma garrafinha de água sempre com você ou toda vez que for ao banheiro tome um copo de água. 

3 – Fazer exercício

A prática de exercício combinado com a alimentação e hidratação faz toda a diferença no controle glicêmico.

Essa combinação ajuda a controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea e também faz com que ocorra a perda de peso, que é outro fator importante para o controle glicêmico. E quando o diabético não está acima do peso, está com índice de massa corporal ideal para a altura e idade. Geralmente esses diabéticos são falsos magros, tem uma quantidade de gordura maior que músculo, quando feito o IMC, o IMC está eutrófico pela altura da pessoa, mas a composição corporal está invertida tem mais gordura do que músculo e por isso muitas pessoas não entendem porque são diabéticas se estão com o peso adequado. 

Na verdade não, é por isso que desenvolveu a diabetes.

 Importante:

O exercício de ser orientado por um educador físico para respeitar o condicionamento físico da pessoa e também os limites atuais da doença. 

Rolar para cima